quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO DO CÃO E COMPORTAMENTO


EDUCAÇÃO DO CÃO E COMPORTAMENTO:

                                         *Foto internet

No que se refere a este tema, é preciso, antes de tudo, partir do seguinte pensamento:
Uma vez que o cão é levado para casa, deve ser considerado exatamente igual a um novo membro da família. Portanto, na educação do filhote temos que pensar que se trata de uma criatura, sem um caráter formado: por este motivo, é muito importante a maneira em que lhe ensinamos a viver porque o seu caráter depois de adulto dependerá principalmente dos seus donos.
Assim como acontece com crianças, o cão deve entender porque é repreendido. Somente assim poderá evitar o erro que cometeu.

                                                         *Foto internet
A honestidade e a coerência na educação do cão são outros fatores fundamentais: Enganar o animal pedindo-lhe que busque um objeto com a promessa de um petisco é contraproducente e denota, sobretudo, a tendência errada de considerar o cão como um ser inferior. Por outro lado, se o castigo for necessário, é indispensável.
 Lembremos, entretanto, que é preciso não perder a calma nunca, nem deixar levar pela raiva, batendo nele. Maltratar animais é crime previsto em lei!

Será suficiente adverti-lo com voz dura, firme, decidida e usar comandos adequados ao delito. É conveniente lembrar, também, que varias pessoas gritando ao mesmo tempo, o cão se confunde sem entender o motivo da repreensão.
 Um dos maiores riscos que se corre ao levar o cão para casa é o de viciá-lo.
Os latidos noturnos dos primeiros dias (devido o afastamento da mãe e dos irmãos), não devem ser motivo para sentir pena dele, em poucos dias ele acabará se acostumando.
 Uma DICA é dias antes de buscá-lo deixar uma toalha junto com a mãe para  na hora da separação trazer e colocar no local onde ele irá dormir seja canil ou caminha.
Assim o cheiro da mãe e da matilha irá acalmá-lo. 

Desde os primeiros dias, o filhote deve aprender a dormir numa cama com local definido e a comer somente no seu prato. Para acostumá-lo melhor, deve-se manter uma regularidade nos horários, mandando-o para cama antes que os donos se deitem.

                                            *Foto internet



Além disso, é conveniente acostumá-lo imediatamente a não sujar a casa, e com paciência, levá-lo a cada duas ou três horas ao local que foi destinado para banheiro, seja o jardim, bandeja sanitária ou jornal. Uma DICA: Nas primeiras semanas proporcione mais de um local como banheiro e aos poucos vá diminuindo a oferta até deixar o local definitivo.

APROVEITEM  AS ORIENTAÇÕES E ATÉ A PRÓXIMA!




Nenhum comentário:

Postar um comentário