quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BABYS E ANIMAIS: COMO ADAPTAR? É POSSÍVEL?

BABYS E ANIMAIS: COMO ADAPTAR? É POSSÍVEL?


Sempre sou abordado sobre este tema e como sou voluntário de uma ONG de proteção animal aqui em Natal/RN a Amimais - amigos dos animais, sempre recebemos pedidos de ajuda (orientação) ou denúncias de abandono. Além disso recentemente fui pai, minha filha Laura hoje está com 3 meses e tenho duas cadelas em casa uma Rottweiler e uma Pastor Branca (ambas adotadas), e passamos na prática por esta situação resolvi compartilhar logo com vocês algumas considerações e dicas.


*Foto: Minha filha LAURA com minha cadela Athena Rottweiler



Existe uma série de ações que devem ser feitas antes da chegada do “baby” e que podem garantir a relação harmoniosa da família.
Assim que a família planeja ter um bebê, ou quando recebe a notícia da gravidez já é hora de agir. É neste momento que se inicia o preparo do cão para receber a criança, e não quando ela chega da maternidade



As novas regras da casa
Se o cão possui acesso aos sofás e camas, e se isso não será mais permitido então já deverá ser iniciada a nova imposição de limites. O ideal é começar a ensinar as novas regras da casa a partir do momento em que se toma conhecimento da gravidez e, não quando o pequeno chega a casa para evitar que o cão crie uma associação negativa ao novo membro da família.

Aulas de Educação Canina
É importante educar o cão para que ele saiba se comportar adequadamente frente às pessoas e também para corrigir eventuais problemas de comportamento antes da chegada do bebê. Se o animal pula nas pessoas ou se demonstra agressividade por posse, por exemplo, muito melhor é trabalhar tais comportamentos antes do nascimento do que quando a criança já estiver andando pela casa.
É importante preparar o cão para ser tocado por uma criança. Não só as crianças precisam ser orientadas pelos pais sobre como tocar um cão, como também os cães precisam ser preparados para conviver com as mesmas. Crianças têm reações inesperadas, puxam os pelos dos cães, seguram no rabo do cachorro, abraçam, mechem de maneira “entusiasmada”, gritam e se movimentam de forma inesperada, e para um animal que não é acostumado, tais atitudes podem deflagrar uma reação agressiva por parte do cão. Portanto, é fundamental que o animal seja preparado para isto.
Ensinar o animal a não pegar coisas do chão e a devolver aquilo que pegou indevidamente, será útil no convívio com o novo membro. Normalmente, com crianças em casa, brinquedos acabam espalhados por toda ela.  Sociabilizar o cão com crianças, levando-o a parques, escolas, e demais ambientes onde haja os movimentos e sons típicos de crianças animadas. Infelizmente, muitas pessoas só buscam ajuda de um profissional quando o problema já está instalado, a situação já está crítica e as pessoas com pouca ou nenhuma paciência. 
E muitos animais acabam sendo abandonados por seus donos!
Lembrando mais uma vez que: ABANDONAR ANIMAIS É CRIME!

Aumentar o número de animais na casa
 Quando existe dois animais fica mais fácil para diminuir a "invasão" no território do seu Pet. Pois ele terá sempre um companheiro(a) para dividir a atenção. Foi o que aconteceu conosco em casa. sempre tivemos eu e minha esposa vários animais em casa. os nossos"oficiais" e alguma vaga temporária para algum animal carente (ela também é voluntária na ONG Amimais). Mas no momento que recebemos a maravilhosa notícia da chegada da nossa filha, imediatamente já começamos a providenciar mais um amigo(a) para Athena nossa Rottweiler que havia perdido seu amigo companheiro "Zeus"  a algum tempo também da mesma raça. E foi então que o destino e Deus nos proporcionou resgatamos da rua nossa Pastor Branca "Lua" que acabou completando a vida de Athena. E hoje ambas convivem muito bem com nossa filha Laura. Dá gosto ver!

O cão e o Bebê
Quando o cão estiver perto do bebê, é importante recompensá-lo pelo comportamento calmo. Bem como, quando o animal for acariciado por uma criança. Desta forma, incentiva-se o comportamento desejado e aumentam-se as chances do cão apresentar o mesmo comportamento mais vezes.

O Cheiro e o Som do bebê
Gravar som de bebê chorando e colocar com regularidade na casa para que o cão se acostume com o “novo som” é indicado e muito eficaz. O som deve ser ligado inicialmente baixo, e gradualmente ir aumentando o volume. Isso fará com que o animal se familiarize com o som do choro e desta forma não irá estranhar quando virar rotina na casa.
Outro ponto importante é acostumar o cão ao cheiro do bebê. Existem produtos com “cheiro de neném”, como por exemplo, amaciantes e sabão em pó. Usar tais produtos na lavagem das roupas de cama do cão é indicado para fazer com que o animal acostume com o cheiro da criança está para chegar.

*Foto: Minha filha LAURA com minha cadela Athena Rottweiler





Canalizar a energia do cão
Quando o bebê chega à casa toda a rotina da família é alterada e o tempo, claro, este se torna mais escasso. É neste momento que o cão acaba sendo delegado a segundo plano.
E quando isto acontece, é então que os problemas aparecem. Para que isto seja evitado, é fundamental que seja criada uma rotina de passeio para o cão, de forma que ele vá ter sua energia gasta e como conseqüência manter – se mais calmo. Se faltar o tempo para a família passear com o cão, é indicado contratar um dog Walker(profissional).
Outro ponto que é importante para canalizar a energia é enriquecer o ambiente. 
Lembrar da regra: “cachorro cansado é cachorro feliz, calmo e equilibrado”. 

Então é isso aí amigos, seguindo as orientações acima a nova relação tem tudo para ser Harmoniosa.

Felicidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário